Nosso primeiro encontro de 2024 será foi realizado no dia 20 de março com o Grupo de Trabalho Revitalização Socioambiental e Áreas Contaminadas e pode ser assistido nos canais oficiais da ABRAPS no YouTube, no Linkedin e no Facebook
O Grupo de Tralho Revitalização Socioambiental e Áreas Contaminadas tem como objetivos Consolidar a importância estratégica deste tema para a sustentabilidade empresarial, para o planejamento urbano, para a ocupação de território, para a saúde pública e para a segurança hídrica, promovendo ações e discussões e com foco nas esferas públicas e privadas.
A revitalização socioambiental de áreas contaminadas é um processo multidisciplinar que visa restaurar ecossistemas degradados, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades afetadas. Envolve a remediação dos danos ambientais causados pela contaminação, bem como a reabilitação das áreas para usos seguros e sustentáveis. Além disso, busca-se a participação ativa das comunidades locais no planejamento e execução das ações, visando promover o engajamento cívico e o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades específicas de cada contexto. A revitalização socioambiental de áreas contaminadas não apenas resgata a saúde do meio ambiente, mas também fortalece os laços comunitários e estimula o empoderamento das populações afetadas, contribuindo para uma sociedade mais justa e resiliente.
Conversamos com os coordenadores do Grupo de Trabalho Revitalização Socioambiental e Áreas Contaminadas, Flávio Ferlini Salles, Jesus Alessandro Godoy, Rosa Ramos e Daniela Ferreira Mota, com a mediação de Ricardo Franceschini Oliani, um dos fundadores da ABRAPS e atual Diretor de Planejamento e idealizador do projeto ENCONTROS SUSTENTÁVEIS ABRAPS.
Conheça um pouco dos nossos convidados do Grupo de Trabalho Revitalização Socioambiental e Áreas Contaminadas
Flávio Ferlini Salles, Sócio fundador da PAR Ambiente Consultoria Ambiental Ltda., CONSULTOR AMBIENTAL com carreira iniciada em 1996, tem auxiliado empresas nacionais e multinacionais de todos os ramos de atividade na obtenção de SOLUÇÕES ESTRATÉGICAS
SUSTENTÁVEIS, Pós-graduado em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Geólogo, Mestre e Doutor em hidrogeologia pela Universidade de São Paulo. Idealizador e apresentador do canal Par & Ponto. Diretor Nacional de Revitalização Socioambiental, Áreas Contaminadas e Hidrogeologia da
ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, Coordenador do Grupo de Trabalhos em Revitalização Socioambiental e Áreas Contaminadas da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, Membro Colaborador da Comissão Permanente de Meio Ambiente da OAB SP – Seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil.
Rosa Ramos, advogada, Conselheira secional e presidente da comissão permanente de meio ambiente da OAB SP. Membro da Comissão Nacional de Direito Ambiental do Conselho Federal da OAB, Membro do Conselho de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – CONSEMA, Membro do Conselho de Meio Ambiente do Município de São Paulo – CADES, Membro do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Eco economia de São Paulo, Membro da União Brasileira de Advogados Ambientais-UBAA, Membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável-IBRADES. Membro da Associação Brasileira de Direito da Mineração – ABDEM.
Jesus Alejandro Godoy, Venezuelano há cinco anos no Brasil é um profissional da área da engenharia química, com especialização e pós graduação nas áreas de Gerenciamento e Engenharia de Riscos de Processos e Ambientais. Mais de 15 anos de experiência na indústria petroleira principalmente atendendo responsabilidades de liderança em projetos de saneamento e restauração ambiental, como recuperação de espaços, revitalização de florestas, projetos de conservação ambiental, atualização tecnológica industrial em matéria ambiental e parte do time promotor dos relatórios de sustentabilidade na indústria de petróleo venezuelana. No Brasil, atua como consultor de riscos tecnológicos para as indústrias de mineração, petróleo e química, contribuindo em atividades educativas promovendo temas de programas de gerenciamento de riscos e auditorias de sistemas de segurança, e discutindo distintos temas passando pela imagem institucional, financeiro, segurança, ambiental e saúde, sempre na mão da governança empresarial.
Daniela Ferreira Mota, Co-head do Departamento de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Resíduos Sólidos do Felsberg Advogados, Advogada ambiental no Felsberg Advogados, professora no programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Gestão Estratégica de Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE/PUC-SP), palestrante e autora sobre questões ambientais.
Encontros Sustentáveis ABRAPS é um projeto dedicado a promover a conscientização e ações em prol do desenvolvimento sustentável, destacando profissionais e empresas engajados nessa causa. Por meio de lives transmitidas nos canais oficiais da ABRAPS , o projeto oferece um espaço para que profissionais pelo desenvolvimento sustentável compartilhem suas experiências, conhecimentos e práticas bem-sucedidas relacionadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica. Esses encontros não apenas fornecem inspiração e informações valiosas para os participantes, mas também incentivam a colaboração e o networking entre profissionais e empresas de diversas áreas interessados em contribuir para um futuro mais sustentável. O projeto Encontros Sustentáveis ABRAPS busca criar um ambiente propício para o diálogo construtivo e ações concretas que impulsionem a transformação positiva rumo a um mundo mais equilibrado e resiliente.