A Semana Lixo Zero vai dar um foco especial na Logística Reversa. Vem com a gente!

Imagine um mundo em que, ao comprar um produto, você já tem certeza de que no final do ciclo de uso ele terá o encaminhamento correto. Imagine que as cooperativas são capacitadas e remuneradas para receber diversos resíduos, tendo contratos de longo prazo com a indústria e o varejo que possibilitam a melhora de seus serviços e da remuneração dos cooperados. Imagine uma redução radical no impacto ambiental dos produtos que consumimos.

Pois é. Há um dispositivo fundamental para que isso aconteça na realidade. Ele está previsto na nossa Política Nacional de Resíduos Sólidos e se chama logística reversa.

Acontece que para que essa logística funcione, são necessários acordos setoriais que podem levar anos e anos. Por isso, escolhemos esse tema para uma campanha específica durante semana lixo zero.

A logística reversa (LR) é um dos pontos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prega a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de um produto entre fabricantes, comerciantes, consumidores e poder público. A LR é um programa protagonizado pelos produtores, mas com participação de toda a sua cadeia de valor, que visa garantir a gestão eficaz dos resíduos sólidos gerados pelos produtos quando descartados. Ela visa o recolhimento desses resíduos para reuso em processos industriais, reciclagem e encaminhamento final adequado. O resultado que se busca é reduzir a extração desnecessária de recursos naturais e minimizar o descarte de materiais recicláveis em aterros sanitários.

Veja como participar

Você escolhe um produto que já tentou descartar corretamente ou devolver ao fabricante. (Ou aproveita nossa ação para tentar fazer isso.) Faz um registro, de preferência em vídeo, da sua experiência, compartilha nas redes com as hashtags 

#LRjá #semanalixozero #lixozeroinspira #lixozero @institutolixozerobrasil @casacausa @abrapsoficial

Vale tudo: tênis, eletrodoméstico, maquiagem, embalagem de tinta; tudo aquilo que você olha e pensa: como é que eu vou descartar???

Temos 3 trilhas sugeridas para você!

Trilha 1 – SAC 

1. Escolha o produto para tentar devolver ao fabricante depois de usado. Pode ser um tênis, um brinquedo quebrado, um eletrônico, um sofá, um colchão.

2. Ligue para o SAC do fabricante e questione como pode devolver e se eles fazem a logística reversa. Se você conseguir filmar, ótimo! 

3. Relate a sua experiência em vídeo ou fotos e poste no instagram. Conte se foi fácil, se foi surpreendente, se foi complicado, se você ficou sem resposta, quantas vezes ligou.

4. Termine sempre com um chamamento:  Alô fabricante X! Quero que isso seja reaproveitado, quero a logística reversa!

5. Depois compartilhe, usando as nossas hashtags e tageando também o fabricante e o varejo onde você comprou o produto. #LRjá #semanalixozero #lixozeroinspira #lixozero #boracausar @institutolixozerobrasil @casacausa @abrapsoficial @lixozerosaopaulo. Assim poderemos repostar a sua ação.

Use sua criatividade, ouse, seja crítico, engraçado, faça do seu jeito.

1. Escolha um produto que você gostaria de reciclar mas sabe que não rola.
E como você vai saber que não recicla? Pode consultar o app descarte rápido, o @catakiapp, a cooperativa. Você vai ver que muita coisa não recicla mesmo.  

2. Filme ou fotografe a desmontagem desse produto.

3. Conte quantos diferentes materiais encontrou. Mostre se foi difícil ou fácil. Quanto mais difícil, mas complicada a reciclagem. Seja criativ@ para seu vídeo ter mais impacto.

4. Termine sempre com um chamamento: Alô fabricante X! Quero que isso seja reaproveitado, quero a logística reversa!

Outra opção é: se você tem um material que não recicla em casa e quer mostrar (uma embalagem de salgadinho, um tipo específico de plástico, por exemplo) tá valendo também. Pode ser algo que não precisa desmontar. É só filmar ou fotografar, fazer seu pedido para o fabricante e para o varejo onde comprou, postar e tagear com as hashtags:
#LRjá #semanalixozero #lixozeroinspira #lixozero #boracausar @institutolixozerobrasil @casacausa @abrapsoficial @lixozerosaopaulo. Assim poderemos repostar a sua ação.
Não esqueça de tagear também o fabricante e o varejo onde você comprou o produto! Assim ele vai saber que você se importa.

Se você é uma cooperativa ou um catador e quer participar, nosso convite é para que separe os produtos que poderiam ter logística reversa mas acabam indo para aterro e gerando custo para você. Faça seu pedido para a indústria! Quais produtos precisam ser repensados numa perspectiva circular?

Faça um registro, de preferência em vídeo, da sua experiência.

Todos os material postados sobre as ações precisam ser postados nas redes sociais com as hashtags
#LRjá #semanalixozero #lixozeroinspira #lixozero @institutolixozerobrasil @casacausa @abrapsoficial. Isso é essencial para podermos repostar e mostrar todos os envolvidos.

Faça o videos e fotos em lugar iluminado e cuide do som, ok? Queremos te ver e te ouvir!

Ilustrações gentilmente feitas pela Babi Amaral do @the_barefootsoul

 

Quem está nos apoiando!

  

 

Participe com a gente!
A hora é essa!
Precisamos cuidar dos resíduos de forma responsável rumo ao lixo zero e à economia circular.