São Paulo Tech Week 2019 – Cidades Inteligentes: Inovação e Inclusão

Evento realizado na sexta feira, dia 29 de novembro das 14h00 às 19h00 na Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré – salas 1 e 2 – terceiro andar – (ao lado do metrô Sumaré) como parte da programação da São Paulo Tech Week 2019, faz parte da programação de Diálogos Setoriais da ABRAPS criados especialmente para a Unibes Cultural.

Dentro da proposta de fomentar na Unibes um ambiente para networking os Diálogos Setoriais da Abraps, realizados nas últimas semanas de cada mês, sempre às sexta-feiras, buscam abrir espaço para que seus associados, parceiros e prospects, profissionais pelo desenvolvimento sustentável possam apresentar seus serviços, produtos, pesquisas, publicações e estudos sempre alinhados aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A cada encontro procuramos trazer temas e assuntos ligados ao tripé da sustentabilidade, econômico, social e ambiental, sem esquecer os impactos que este projetos geram no cultural e no pessoal, e um espaço para troca de conhecimentos, geração de negócios e netweaving em prol do desenvolvimento sustentável e para prestigiar a São Paulo Tech Week 2019 esta edição especial abordará o tema cidades inteligentes e inclusivas.

Programação

das 14h00 às 14h15 – Apresentação ABRAPS – Ricardo Oliani – GT Integração Abraps

das 14h15 às 14h45 – Smart CitiesDiego Conti. Consultor internacional, pesquisador e professor de pós-graduação do mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE e professor associado do Centro de Liderança Pública (CLP). Fundador da Integra Consultoria. Tem doutorado em administração pela PUC-SP e pela Leuphana Universität Lüneburg na Alemanha na temática de governança urbana e sustentabilidade. Mestre em administração pela PUC-SP com pesquisa sobre indicadores de sustentabilidade. Já participou e ministrou seminários, treinamentos e palestras em conferências e eventos pelo Brasil, na Europa, na Ásia e na América do Norte. Além disso, atuou em um programa de desenvolvimento local na África, capacitando lideranças políticas na área de cidades inteligentes. Possui ainda um background profissional diversificado com atuações em empresas, organizações do terceiro setor e em diferentes níveis do governo brasileiro.

das 14h45 às 15h00 – Cidades InclusivasVivian Blaso – Graduação em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas , Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais; Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando nos seguintes temas: consumo e sustentabilidade, responsabilidade social empresarial, tendências, governança corporativa, advocacy, relacionamento com a comunidade e terceiro setor, consumo responsável, comunicação, cidades, antropologia urbana, ativismos e coletivos; Membro da Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Coordenadora do GT Advocacy na Abraps – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Autora do livro: Cidades em Tempos Sombrios. Barbárie ou Civilização lançado pela Paco Editorial em 2017. Idealizadora e pesquisadora no Cidades Afetivas: observatório das manifestações afetivas nas cidades, tendências de consumo, comportamento do consumidor e movimentos ligados aos ativismos e os coletivos urbanos; Pesquisadora no Complexus Núcleo de Estudos da Complexidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Linha de Pesquisa: Diversidades Culturais e Pensamento Complexo. Pesquisas em andamento: Cidades Afetivas: Uma via Ecológica para o Bem Viver; Linguagens comunicacionais no espaço urbano: Projeto de análise das influências da regulação publicitária como ampliação de competências pedagógicas nos bacharelados em comunicação; Muralismo e pixação na cidade de São Paulo: novas perspectivas e análises das inscrições visuais urbanas; Professora Titular na Fundação Armando Álvares Penteado. Artista e empreendedora. Sócia Diretora na Conversa Sustentável que vem se destacando por sua atuação e expertise nos estudos de tendências no mercado da comunicação e estratégias para sustentabilidade.

das 15h00 às 18h15 – Roda de Conversa com Especialistas – mediação de Vivian Blaso 

Especialistas:

Andressa Batelochio: Agente de Transformação para projetos e processos de inovação para educação e pelo desenvolvimento sustentável na empresa Horizontte Sustentável; educadora e articuladora de processos de comunicação e educação, no projeto EducaVisT – a facilitação gráfica como ferramenta complementar de metodologias ativas. Formada em Comunicação Social pela FAAP com pós-graduação em Marketing de Negócios pela ESPM-SP e como consultora em sustentabilidade pela consultoria Migliori e pelo SENAC-SP; especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo CEATS-FIA-USP. Designer de informação e profissional de colheita/ facilitação gráfica com especialização na Holanda. Associada da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coordenadora do GT Educação; facilitadora em jogos cooperativos, cultura de paz, vivências com a natureza (Sharing Nature Worldwild) e agente sociambiental pela UMAPAZ – Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz – Prefeitura de São Paulo-SP.

Arthur Galhano, Economista formado pela PUC/SP, cursou pós-graduação em Finanças(UNIP) e também possui extensão em Direito Constitucional (Fundação Arcadas/USP). É ambientalista e empresário há mais de 25 anos na área de Consultoria Administrativa e Tributária, além de ter exercido diversos cargos diretivos em Instituições Empresariais, Prefeituras como Secretário Municipal de Desenvolvimento e de Receita e outros Órgãos Públicos, atualmente é Diretor do Instituto Ambiental Biosfera-SP, do CENAM-Centro Nacional de Modernização Empresarial e foi Coordenador da Divisão de Construções Sustentáveis e Meio Ambiente do Instituto de Engenharia de São Paulo. Palestrante e professor, possui uma importante visão multi-disciplinar, procurando discorrer de forma simples, didática e motivadora sobre ECONOMIA (Verde, Criativa e Colaborativa), GESTÃO 4.0 e ESTRATÉGICA, além de SUSTENTABILIDADE. Busca de uma forma inovadora, contextualizar situações atuais de economia, meio ambiente, política e gestão ao universo empresarial e aos procedimentos clássicos de Gestão pública ou privada, explanando também sobre importantes pontos de Educação Ambiental Corporativa e Planejamento Estratégico, com foco sempre na SUSTENTABILIDADE, colaborando assim para uma melhor conscientização e estratégias de Gestão Sustentável e Economia Verde dentro das organizações, além de gerar reflexões positivas em cada participante de seus cursos, consultorias e palestras.

Ismael Rocha – Doutor em Educação, Mestre em Sociologia, Mercadólogo formado pela ESPM com pós-graduação em Marketing pela UTA – University of Texas at Arlington. Professor universitário, autor de livros didáticos nas áreas de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade, artigos publicados em revistas, jornais e participação em Congressos no Brasil e no Exterior. Diretor de Extensão da ESPM, Fundador e Coordenador da ESPM Social, do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental e Fundador da Incubadora de Negócios da ESPM. Cursos de Especialização no Canadá, EUA, Inglaterra, Finlândia, China, Malásia, Chile e México. Consultor de Marketing e Planejamento Estratégico para Empresas, ONGs, Institutos e Fundações. Climate Reality Leader. Idealizador do NEXT 49+ que trabalha com a inclusão de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho.

Francisco Luiz Scagliusi, Arquiteto e Urbanista, Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM, Doutor pela Universidade de São Paulo-USP, Professor de Urbanismo e Arquitetura, Consultor em legislação em legislação urbana e ambiental, Elaborou proposta de revisão do zoneamento na envoltória da estação Vila Madalena do Metrô, Especialista em projetos de urbanização, requalificação espacial e intervenções sobre áreas degradadas
Coordenou projetos em áreas ocupadas na Serra do Mar, Sócio fundador do escritório PAUTA Planejamento Arquitetura Urbanismo.

Gustavo Trentin Prado, Engenheiro Ambiental formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp), Mestre em Administração com foco em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho e atualmente trabalha como Engenheiro Ambiental e Gestor de Sustentabilidade do Instituto Mais.

Francisco Luiz Biazini Filho – Sócio da REDERESÍDUOS é Doutor em Ciências pela USP – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares com o Título: RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ENERGIA NUCLEAR PARA GERAÇÃO ELÉTRICA NO BRASIL (2014). Especialização em Gestão de Segurança da Informação pelo Instituto Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN/SP com o Título: OTIMIZAÇÃO NO GERENCIAMENTO DE RISCOS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Metodologias para avaliação e análise de risco e tomada de decisão (2005). Graduação em Tecnologia em Processamento de dados pela Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.(2005 e 1990). Presidente da TRANSFORMA – COOPERATIVA DE TRABALHO EM SISTEMAS TECNOLÓGICOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS, Vice Presidente do Instituto Dínamo de Desenvolvimento Sustentável. Vice Presidente do Sindicato das Cooperativas de Produção do Estado de São Paulo. Vice Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil. Conselheiro do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste. Conselheiro da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade. Membro do Observatório Nacional da Política Nacional de Resíduos Sólidos.Tem experiência na área de descontaminação de recursos hídricos, resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, lixo zero, reciclagem, resíduos sólidos e revalorização de resíduos.

Giovanni Jorge Checcin – Publicitário, Produtor Cultural e Ambientalista, Profissional de Marketing e Biólogo, foi coordenador de produção do Festival de Águas Claras e do projeto Pantanal Alerta Brasil, é membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP, presidente do Instituto Acqua Brasil e Coordenador de Programação e Comunicação da Unibes Cultural.

Leandro Toledano – Empreendedor Social, Leandro Toledano é responsável por trazer a HomeBiogas de Israel para o Brasil, como representante exclusivo. equipamento que transforma seus resíduos de alimentos em energia limpa e fertilizante líquido orgânico.

das 18h15 às 19h00 – Debate com o Público

19h00 – Encerramento do Evento