Prêmio Abraps Virada Sustentável 2019

Cerimônia da programação da Virada Sustentável homenageia profissionais do Prêmio Abraps 2019 e escolas do Prêmio Desafio 2030

  • 4ª Edição Prêmio Abraps homenageia três profissionais que trabalham pelo desenvolvimento sustentável do Brasil
  • 3ª edição do Prêmio Desafio 2030 reconhece seis escolas com projetos ligados aos ODS
  • Evento, no dia 22 de agosto, é aberto ao público

A primeira noite da Virada Sustentável 2019 de São Paulo, no dia 22 de agosto, será marcada por uma cerimônia de reconhecimento na Unibes Cultural: a Abraps – Associação dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável vai homenagear três profissionais com o 4ª Edição Prêmio Abraps Virada Sustentável (http://abraps.org.br/ods/premios-abraps/premio-abraps-virada-sustentavel-2019/); e Instituto Akatu, Instituto 5 Elementos, Reconectta e Virada Sustentável vão apresentar os seis vencedores da 3ª edição do Prêmio Desafio 2030 – Escolas transformando nosso mundo (www.desafio2030.com). O evento começa às 19h e é aberto ao público.

Iniciativa da Abraps em parceria com a Virada Sustentável, o prêmio homenageia profissionais que atuam em favor dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Seu objetivo é revelar, divulgar, empoderar e reconhecer tai profissionais, além de inspirar mais pessoas, por meio dessas histórias de vida, a agir em prol do desenvolvimento sustentável do Brasil.

Até 2 de agosto, associados Abraps e colaboradores da Virada Sustentável indicaram profissionais que trabalham pelo desenvolvimento sustentável e se enquadram nas categorias Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Vida Debaixo D’Água. A escolha dos homenageados, realizada de 3 a 13 de agosto, se deu por votação de uma comissão julgadora, formada por participantes do Conselho da Abraps e da Virada Sustentável.

Conheça os homenageados:

ODS 1: Erradicação da Pobreza

Lina Maria Useche Jaramillo Kempf e Helena Casanovas Vieira, fundadoras da Aliança Empreendedora

Em 2005, Lina Maria Useche Jaramillo Kempf e Helena Casanovas Vieira fundaram a Aliança Empreendedora com o objetivo de oferecer a microempreendedores de baixa renda e grupos produtivos comunitários o apoio de que precisavam para desenvolver os seus negócios.

ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável

Luciana Chinaglia Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos

Economista de formação, fundou o Banco de Alimentos em 1998 com o objetivo de minimizar os efeitos da fome por meio do combate ao desperdício de alimentos, ao mesmo tempo em que promove educação e cidadania em três frentes: nas empresas doadoras, nas instituições filantrópicas e nas escolas.

ODS 14: Vida Debaixo D’Água

Carolina Pacheco Bertozzi, Presidente fundadora do Instituto Biopesca

Doutora e Mestre em Oceanografia Biológica, pelo Instituto Oceanográfico de São Paulo, IOUSP, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, IBUSP. Professora Assistente Doutora (RDIDP) do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus do Litoral Paulista (CLP). Professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Aquática, PPGBA, do Instituto de Biociências, Câmpus Litoral Paulista, IB-CLP/UNESP. Atua na área da Zoologia e Conservação de fauna marinha costeira, com ênfase na conservação de tartarugas, aves e mamíferos marinhos.

O Instituto Biopesca é uma associação civil sem fins lucrativos criada em 1998 no intuito de promover a conservação de espécies marinhas ameaçadas de extinção a partir de pesquisas e ações de educação ambiental.

Prêmio Desafio 2030

O Prêmio Desafio 2030 foi criado para reconhecer iniciativas de instituições do Ensino Básico que contribuam para a sustentabilidade e que estejam ligadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesta terceira edição do prêmio foram inscritos 87 projetos, um número 10% maior que o da edição anterior. As iniciativas envolvem 62 escolas e 43.100 alunos das redes pública e particular da Grande São Paulo.

Eleitas por profissionais das áreas de Educação, Meio Ambiente e Literatura, as escolas premiadas vão receber um certificado e um troféu e terão seus projetos contemplados em um e-book. Será um vencedor por categoria: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Técnico. Eles foram escolhidos dentre os 18 finalistas, cujos projetos abordam temas tão diversos quanto descarte de resíduos e logística reversa, permacultura, nutrição e alimentação saudável e igualdade de gênero. Clique aqui para conhecê-los.

Serviço

Cerimônia de Premiação – Prêmio Abraps Virada Sustentável e Prêmio Desafio 2030

Data: Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Horário: 19h

Local: Teatro da Unibes Cultural

Endereço: R. Oscar Freire, 2500, Sumaré, São Paulo

Entrada Gratuita (sujeito à lotação)

GT Prêmios