Reflexões de um Café com Impacto por Ana Carolina Araújo

“No último sábado foi realizada mais uma edição do Café com Impacto e dessa vez os participantes tiveram a oportunidade de conversar com Marilena Lavorato, fundadora do Instituto MAIS e idealizadora do programa Benchmarking Brasil, que visa certificar boas práticas em gestão socioambiental e se encontra em sua 15ª edição nesse ano.

Além de conhecer o desenvolvimento profissional de Marilena, conversamos bastante sobre a metodologia do Benchmarking Brasil, seu histórico e o foco em “acelerar o desenvolvimento técnico gerencial dos profissionais responsáveis pelo setor de sustentabilidade”. Marilena abordou ainda o quanto as obrigações legais ainda são o principal motivador para a implementação de ações de sustentabilidade, mas que empresas mais evoluídas já perceberam os ganhos econômicos de se adotar tais ações, fugindo do simples “greenwashing”.

Os profissionais responsáveis pela sustentabilidade têm um papel essencial para modificar a cultura empresarial e mudar a visão de filantropia com que algumas empresas ainda encaram ações em prol do desenvolvimento sustentável.

Uma visão e um ​comportamento político​​ e empreendedores por parte dos profissionais são necessárias para dialogar com seus pares e com a alta gerência das organizações. A fim de se fortalecer, atrair investimentos e ser incorporada ao planejamento estratégico, o setor de sustentabilidade deve estabelecer uma importante via de comunicação com todos “stakeholders”.

Nesse sentido, o programa Benchmarking se coloca como uma plataforma de disponibilização de boas práticas de governança, que possam ser replicadas e inspirem outras empresas. Essa certificação e o compartilhamento fortalecem os profissionais de sustentabilidade em sua missão de mostrar que “existe um jeito melhor de se viver, gerando lucro e garantindo a perenidade dos negócios”.

Por fim, Marilena destacou a importância dos jovens empreendedores, dos novos modelos de negócios e das novas tecnologias surgidas, que facilitam a distribuição de renda, o desenvolvimento local e reduzem as desigualdades.

Ana Carolina Araújo – Associada da Abraps, Coordenadora do GT Clube Abraps

O Café com Impacto é uma iniciativa da Visão Abraps​, nova diretoria da Abraps com foco em atividades que aproximam os interessados em ingressar nos temas do Desenvolvimento Sustentável​. Fique atento às redes sociais da Abraps para acompanhar a programação ou entre em contato pelo e-mail: visaoabraps@abraps.org.br.

Esta entrada foi publicada em Notícias Abraps. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta