Clube Abraps com Andre Saraiva do PRAC – Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada

Hoje foi dia de Clube Abraps e tivemos a excelente oportunidade de conversar com André Saraiva, idealizador do Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada (PRAC) e referência no setor de gestão de resíduos sólidos.


Muito antes da economia circular e da análise de ciclo de vida de produtos estarem em voga, André trouxe esses conceitos para o Brasil. Inspirado na ideia de reinserir os resíduos com valor agregado de volta na cadeia produtiva, há 16 anos André criou o PRAC. Inicialmente o programa foi criado para a
 venda de baterias produzidas a partir dos insumos gerados através desta reciclagem. Hoje a empresa atua principalmente com a prestação de serviço, vendendo energia e agregando a logística de recolhimento de baterias à entrega dos novos produtos.

Além de conhecer o modelo de sucesso do PRAC, André compartilhou conosco seu caminho até o estabelecimento do negócio e como se tornou referência no setor. Os participantes do evento envolvidos em suas Startups para gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos puderam se beneficiar da visão de negócios do André. Foi destacada a importância de se focar a qualidade do serviço prestado e os benefícios ambientais em lugar dos ganhos financeiros. Muito foi conversado também sobre a estratégia de se compartilhar os conhecimentos e assim mudar a percepção da sociedade sobre o problema que se deseja combater e, assim, converter novos clientes e valorizar a qualidade do serviço prestado.

Pudemos ainda conhecer a Tamarana, central de reciclagem das baterias. A preservação ambiental em seu entorno reafirma a preocupação da empresa com os parâmetros de qualidade durante o processo de reciclagem. Além da questão ambiental, conhecemos também o PRACtique Responsabilidade Social e o Radar Ambiental, ferramentas baseadas nos pilares do Pacto Global da ONU e nos parâmetros do GRI, para agregar valor ao ISE das empresas que aderem ao PRAC.

Agradeço aos participantes Carlos Conde Regina, da Abraps; Eduardo Prates da Ecocircuito; Gabriela Maibashi, do Instituto GEA; Regina Comar da Bioreciclo e Teresa Rossi, da Find Resolution, pelas importantes contribuições que fizeram durante a conversa. Saímos todos muito inspirados em sair acendendo as luzes que nos levarão por um caminho de maior sustentabilidade ambiental, social e financeira!

Ana Carolina Vieira Araújo
Coordenadora do GT Clube Abraps

Esta entrada foi publicada em Notícias Abraps. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta